Seguidores

segunda-feira, 31 de março de 2025

Conheça 5 Produtos Que Salvam Seu Dinheiro e o Planeta

 


1. Economize o seu dinheiro e beneficie o Planeta

No Brasil, tornou-se comum observar a redução do peso dos produtos pelos fabricantes, alterando as embalagens para proporcionar a impressão de que o preço não aumentou. Por exemplo, uma barra de chocolate que tinha 200g agora possui 180g; a de 100g foi reduzida para 90g. O biscoito cream cracker, anteriormente com 200g, passou a ter 184g.

Agora um fabricante veio com uma novidade: já tinha reduzido a quantidade de papel higiênico de 30m para 20m, o passo seguinte foi aumentar de 20m para 40m por rolo. Parece estranho, mas desta forma ele usará a metade dos rolos de papelão onde o papel é enrolado, têm-se aí uma economia.

Por que não consumir produtos sustentáveis e economizar dinheiro ao mesmo tempo? Vamos apresentar cinco produtos que têm suas versões mais sustentáveis que antecessores ou produtos substitutos, com a vantagem de um custo menor.

 

1.1 Cinco produtos mais sustentáveis

Estes cinco produtos exemplificam maneiras de reduzir custos e beneficiar o meio ambiente, incentivando a reflexão sobre outros itens ou atitudes semelhantes.

Vamos aos produtos:

1. Substituir o rolo de papel higiênico de 20 m pelo de 40 m: Devido a compactação o volume é quase o mesmo, reduz o custo de produção com consequente redução do preço final por metro. Tem-se também a redução do número de rolos de papelão produzidos, gerando menos resíduos. Figura 1: recorte de produto disponível no mercado.


Figura 1: Produto com 40 m por rolo, disponível no mercado. Fonte: Recortado de Lojas online - Google.


2. Bebida com embalagem retornável: Há uma grande economia, uma vez que você compra apenas o líquido e não gera o resíduo. Figura 2 – Garrafa de cerveja retornável.

Figura 2 - Garrafa de cerveja retornável. Fonte: Copilot IA


3. Filtro de água: Pode ser um filtro tradicional de barro, ou purificadores eletrônicos, mais modernos. A única preocupação será com a troca do refil do filtro a cada 6 meses ou de acordo com a recomendação do fabricante. Criando o hábito de andar com sua garrafa térmica de água, você evita o consumo de embalagens plásticas e beneficia o meio ambiente. Figura 3 – Filtro de barro e eletrônico.


Figura 3 – Filtro de barro e eletrônico. Fonte: Modificado de Lojas online – Google.


4. Talheres e canudos biodegradáveis: Ao invés de usar materiais plásticos, você pode utilizar bambu, papel ou bioplástico compostável. Caso o preço seja desvantajoso, prefira os talheres convencionais de metal e canudo de papel ou metal. Na figura 4 temos uma jovem bebendo suco de laranja com um canudo de metal reutilizável.

Figura 4 – Jovem utilizando canudo de metal. Fonte: Copilot IA


5. Embalagens biodegradáveis: Use embalagens feitas de fibras naturais e polímeros biodegradáveis, reduzindo a poluição e a pegada de carbono, ou se não tiverem preço competitivo, use embalagens de papel ou prefira sacolas reutilizáveis. Na figura 5 encontramos um senhor com uma sacola reutilizável.

Figura 5: Senhor com sacola reutilizável. Fonte: Copilot IA


Conclusão

Pequenas mudanças de hábito podem trazer ganhos financeiros para nós e ainda mais importante, reduzir nossa pegada de carbono, beneficiando assim o meio ambiente para a nossa geração e gerações futuras. Pense nisso e faça a coisa certa. Vamos trabalhar para um mundo com menos resíduos.





sexta-feira, 21 de março de 2025

Linha de pipa, o perigo na esquina

 


1. Linha de pipa

Poderíamos falar que não é permitido soltar pipas com linhas cortantes e destacar as leis existentes no país, ainda assim você não estaria seguro, porque crianças, adolescentes e adultos continuam soltando pipas com linhas cortantes, perto do trânsito e de linhas de energia. O que fazer, então?

Vamos apresentar alguns casos de acidentes, falar sobre como evitar maiores problemas com as linhas cortantes, citar algumas leis em vigor, e fazer uma reflexão para responder para nós mesmos se é apenas o filho do vizinho que tem esta prática, ou não.

Há vários tipos de linhas cortantes, cada uma com diferentes níveis de eficácia e perigo (CBMMT, 2024):

- Cerol: Mistura de cola e vidro moído, usada em linhas de pipa para cortar outras pipas. Pode causar cortes profundos na pele.

- Linha chilena: Versão moderna do cerol, feita com cola, vidro moído e óxido de alumínio. É mais eficiente e letal.

- Linha indonésia: Menos comum, feita com cola e quartzo moído, proporcionando cortes finos e precisos.

 

1.1 Acidentes

Diversos acidentes ocorrem, comumente envolvendo as próprias pessoas que estão soltando pipas, motociclistas, ciclistas e aves. Presenciamos uma garça presa à linha de pipa que estava se debatendo, quase se afogando num curso d’água. Felizmente conseguimos cortar a linha, socorrer a ave e solicitar o resgate pela Guarda Ambiental de Macaé, com sucesso. Na figura 1 é apresentada a garça, logo após cortarmos a linha de pipa.

Figura 1 – Uma garça indefesa, ficou presa em linha de pipa e quase se afogou. Fonte: Acervo próprio.


Ao soltar pipa com linhas cortantes, danos podem ser causados na rede elétrica aérea, interrompendo a alimentação das residências e com risco de eletrocutar a pessoa que manuseia a pipa ou outros que tenha contato com o lado energizado do fio rompido. Na figura 2, temos algumas crianças soltando pipas no trânsito.

Figura 2 – Crianças soltando pipa no trânsito. Fonte: Copilot IA


Encontramos diversas reportagens, até com mortes por linha de pipa. Apesar de parecer uma brincadeira inocente, as consequências podem ser irreversíveis. Casos na mídia:

- Veja... casos de acidente causados por linhas de pipa com cerol no Brasil – Fonte: Mais Você, 2013.

- Cresce o número de acidentes causados por linhas com cerol em SP – Fonte: Jornal da Band, 2024.

- Mototaxista morre......por linha de pipa com cerol na Avenida Brasil – Fonte: CBN, 2025.

- Gêmeos brincavam de pipa antes de motociclista morrer decapitado por linha... – Fonte: G1, 2025.


1.2 Saiba como se proteger

O mais importante é que você se proteja. Com instalação de antenas de proteção, conforme simulado na figura 3, por meio de inteligência artificial, é possível evitar maiores problemas com linhas de pipa com material cortante. Existem também protetores para pescoço para lidar com o problema das linhas cortantes.

Quando estiver andando, evite ficar próximo às pipas com linhas cortantes. Caso estejam soltando próximo a rede elétrica ou tentado tirar uma pipa enroscada na rede elétrica, oriente para que não façam isto.


Figura 3 – Motociclista e sua namorada, com antenas de proteção. Fonte: ChatGPT IA


1.3 Leis sobre o tema

Apesar de não existir nenhuma lei federal vigente no Brasil relativa às linhas cortantes de pipa, existem leis estaduais. Vamos citar algumas leis do estado do Rio de Janeiro – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ):

LEI nº 3278/1999: Proíbe o uso de pipas com linha cortante em áreas públicas e comuns. 

- LEI nº 7687/2017: Dispõe sobre a inserção de advertência quanto ao uso de cerol e linha chilena nas pipas fabricadas no estado do Rio de Janeiro.

- LEI nº 8.478/2019: Proíbe a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes, e dá outras providências.


Conclusão

As leis existem para coibir a prática da fabricação, comércio e uso de materiais cortantes nas linhas de pipa, como o cerol, mas parece que não é suficiente para acabar com esta prática.

O que podemos fazer nessas condições de risco é orientar àqueles que estão próximos a não usar linhas cortantes, explicando o motivo e as consequências e disseminar a informação dos itens disponíveis para proteção, principalmente de motociclistas e ciclistas, que são os mais vitimados por este tipo de ocorrência.

Para fechar o assunto, vamos deixar um trecho da música do conjunto “Os Paralamas do Sucesso” sobre moto, chamada “Vital e sua Moto”.

“Vital andava a pé

E achava que assim estava mal

De um ônibus pro outro aquilo para ele era o fim

Conselho de seu pai

Motocicleta é perigoso Vital

É duro te negar, filho

Mas isso dói bem mais em mim

Mas Vital comprou a moto

E passou a se sentir total

Se sentir total

Vital e sua moto mas que união feliz....

 

Referências:

CBMMT - Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Corpo de Bombeiros alerta para riscos do uso de cerol e linhas chilenas em pipas, 2024. Disponível em: https://www.secom.mt.gov.br/web/bombeiros/w/corpo-de-bombeiros-alerta-para-riscos-do-uso-de-cerol-e-linhas-chilenas-em-pipas?utm_source=chatgpt.com. Acesso em 21 de março de 2025.



segunda-feira, 10 de março de 2025

Saneamento Básico: Se é Básico, por que não é feito?


1. Saneamento Básico

Ao falarmos de saúde, geralmente associamos o tema à alimentação e à qualidade da água que consumimos. No entanto, se não atentarmos para a origem da água que bebemos e para o descarte adequado do esgoto doméstico, corremos um sério risco de contaminação, tanto pela água quanto pelos alimentos.

Neste post, destacaremos o problema do esgoto doméstico, trazendo dados oficiais sobre a situação do tratamento de esgoto no Brasil e seus impactos na saúde da população e no meio ambiente. Vamos comentar também quais seriam as contribuições que as pessoas podem dar para reduzir este problema.

 

2. O Problema do esgoto sanitário

Antes de começarmos a tratar a questão do esgoto sanitário é bom que tenhamos clareza do que abrange o conceito de saneamento básico.

Saneamento básico refere-se aos serviços essenciais para garantir higiene, saúde pública e qualidade de vida (LEI FEDERAL nº 11.445, 2007). Inclui:

- Abastecimento de água potável: Distribuição de água tratada para consumo humano.

- Esgotamento sanitário: Coleta e tratamento de esgotos para evitar contaminação.

- Gestão de resíduos sólidos: Coleta e destinação adequada do lixo.

- Drenagem urbana: Controle da água da chuva para evitar enchentes e alagamentos.

Podemos notar na figura 1, como um corpo d’água serve ao mesmo tempo ao descarte de efluentes e a captação de água para tratamento e consumo humano. Daí, dá para perceber a importância da coleta e tratamento do esgoto sanitário. Esse fluxo foi elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA, 2017).



Figura 1 – Ciclo de tratamento de água, consumo, tratamento de esgoto e descarte. Fonte: (ANA, 2017)


De acordo com o Censo 2022, a rede de esgoto atende apenas 62,5 % da população brasileira (AGÊNCIA IBGE, 2024). Em função da falta de tratamento de esgoto, vários problemas ocorrem, destacados a seguir:

- Impactos na Saúde das Pessoas: algumas doenças são transmitidas pela água contaminada, tais como: diarreia, cólera, disenteria, hepatite A e infecções parasitárias. As principais vítimas são as crianças e populações vulneráveis, aumentando os índices de morbidade e mortalidade nesses locais não beneficiados pelo tratamento de esgoto (WHO, 2024).

- Impactos Socioeconômicos: A ausência de saneamento adequado afeta a qualidade de vida, diminui a produtividade e eleva os gastos com tratamentos médicos, intensificando as disparidades sociais e restringindo o desenvolvimento econômico das comunidades (BRK, 2020; G1, 2014).

- Impacto ao meio ambiente: Contaminação dos Recursos Hídricos: Despejar esgoto não tratado em rios, lagos e aquíferos polui a água. Excesso de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, causa eutrofização, resultando em proliferação de algas, redução do oxigênio dissolvido e morte de organismos aquáticos (NOAA, 2024).

 

3. Contribuição da população

Então, como podemos contribuir para reduzir a falta de tratamento de esgoto em nosso país? Vamos começar com o que podemos fazer por nossa conta. Ao construir ou comprar uma casa verifique como são as condições para o esgotamento sanitário ali. Vamos listar outras ações efetivas:

- Cuidado com o descarte de certos resíduos: Não jogue óleos, graxas ou lixo orgânico na pia, pois podem entupir e contaminar o sistema de tratamento de esgoto. Faça o descarte adequado.

- Cobre a instalação e manutenção de sistemas de tratamento de esgoto: Incentive a comunidade a adotar práticas sustentáveis e exigir investimentos em saneamento das autoridades (ITB, 2022).

- Cuide do seu sistema próprio: Faça manutenção preventiva e limpezas periódicas da sua fossa séptica ou sistema autônomo para evitar problemas no tratamento de esgoto (LEROY MERLIN, 2022).

Para que possamos usufruir de ambientes tão agradáveis como o apresentado na figura 2 é essencial termos ações individuais e coletivas responsáveis na manutenção de um saneamento básico efetivo em nossa cidade.

Figura 2: Curso d’agua limpo e sustentável. Fonte: GhatGPT IA


Conclusão

Devemos estar atentos aos indicadores de saneamento básico da nossa cidade e agirmos no sentido de buscar condições melhores para nós mesmos e para as gerações futuras. Identificamos um painel de saneamento, onde podemos verificar a situação da nossa cidade e comparar com outras (ITB, 2022).

Continuamos com o objetivo de fazer a coisa certa para um mundo mais sustentável, com ações simples e efetivas. Para finalizar deixamos um trecho da música “Pantanal” de Marcus Viana que trata da importância da água e conservação do meio ambiente, com a interpretação extraordinária da cantora Maria Bethânia.

Trecho e link da MúsicaPantanal”:

São como veias, serpentes

Os rios que trançam o coração do Brasil

Levando a água da vida

Do fundo da terra ao coração do Brasil....

... A terra é tão verde e azul

Os filhos dos filhos dos filhos dos nossos filhos verão...

 

Referências:

AGÊNCIA IBGE - Censo 2022: rede de esgoto alcança 62,5% da população, mas desigualdades regionais e por cor e raça persistem, 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39237-censo-2022-rede-de-esgoto-alcanca-62-5-da-populacao-mas-desigualdades-regionais-e-por-cor-e-raca-persistem. Acesso em 10 de março de 2025.

ANA - Agência Nacional de Águas (Brasil). Atlas esgotos: despoluição de bacias hidrográficas/Agência Nacional de Águas, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Brasília: ANA, 2017. Disponível em: https://arquivos.ana.gov.br/imprensa/publicacoes/ATLASeESGOTOSDespoluicaodeBaciasHidrograficas-ResumoExecutivo_livro.pdf. Acesso em 09 de março de 2025.

BRK – Saneamento em pauta, 2020. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/saneamento-e-minorias/. Acesso em 10 de março de 2025.

G1 - Falta de saneamento afeta educação e produtividade do país, diz estudo, 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/falta-de-saneamento-afeta-educacao-e-produtividade-do-pais-diz-estudo.html. Acesso em 10 de março de 2025.

ITB – Instituto Trata Brasil – Painel Saneamento Brasil, 2022. Disponível em https://www.painelsaneamento.org.br/localidade. Acesso em 10 de março de 2025.

LEI FEDERAL nº 11.445 - Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em 10 de março de 2025.

LEROY MERLIN - Fossa séptica: o que é e como funciona, 2022. Disponível em: https://blog.leroymerlin.com.br/fossa-septica-o-que-e-como-funciona/. Acesso em 10 de março de 2025.

NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration - What is eutrophication? 2024. Disponível em: https://oceanservice.noaa.gov/facts/eutrophication.html. Acesso em 10 de março de 2025.

WHO – World Health Organization – Sanitation, 2024. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/sanitation. Acesso em 10 de março de 2025.


Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...