Seguidores

sábado, 17 de agosto de 2024

Risco de Queimadas

 


1. Queimadas acidentais

Em tempos de baixa umidade ocorrem queimadas com maior frequência. Aquelas de origem criminosa não é o nosso foco. Continuando com a proposta da prevenção, lançamos luz agora, sobre aqueles incêndios involuntários. Quando se começa um churrasco em um acampamento e o fogo não é apagado corretamente, ou quando jovens caminhando numa trilha pela mata acabam deixando cair acidentalmente um cigarro nas folhas secas.

Na abordagem deste assunto traremos as principais causas de incêndios na mata e dicas dos bombeiros para evitá-los, alguns casos destacados pela mídia e para concluir traremos um alerta sobre os impactos na fauna e flora.


1.1   Principais causas

Foram identificadas as principais causas de incêndios em florestas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (2024). Abaixo são destacadas essas causas:

- “A queima intencional de pastos, plantações, lixos etc;”

- “Vandalismo.”

- “Fogueiras.”

- “Balões.”

- “Fagulhas de máquinas ou rompimentos de cabos de eletricidade.”

Na figura 1, é feita a simulação, com ajuda da inteligência artificial, de um jovem caminhando numa trilha. Ele deixa cair um cigarro aceso sobre folhas secas, e sem perceber, continua caminhando, podendo ocasionar um incêndio na mata.


Figura 1 – Jovem caminhando displicentemente. Fonte: Bing IA.


1.2 Dicas dos Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará (2023), 95% dos incêndios florestais são causados pela ação humana, por acidente ou intencionalmente. Selecionamos algumas dicas dos Corpos de Bombeiros do Ceará e de Santa Catarina, para evitar esses eventos.

Vejam as dicas do Corpo de Bombeiros do Ceará (2023):

- “Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas.”

- “Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra.”

- “Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.”

- “Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçado manual ou por máquinas e plantio direto.”

- “Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização dos órgãos competentes.”

Vejam as dicas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (2024):

- “Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação.”

- “Não queime lixo, terrenos ou pastagens.”

- “Não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas.”

- “Ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.”

 

1.3 Casos na Mídia

O impacto devastador dos incêndios florestais é um problema sério, agravado muitas vezes pela negligência e falta de conscientização. Ações humanas aparentemente inofensivas já resultaram em incêndios que destruíram vastas áreas de mata, ameaçando a vida selvagem, comprometendo ecossistemas inteiros e colocando em risco a segurança de comunidades próximas.

A seguir, apresentamos alguns casos de incêndio na mata, causados pelo homem, mesmo que de forma involuntária, mas que trouxeram prejuízos para o meio ambiente e para as pessoas.

- “'Bituca' de cigarro provoca incêndio em 6 hectares de propriedade agrícola; dono do terreno é multado.” Fonte: G1.Globo.com – 2022.

- “Incêndio de grande proporção atinge área de floresta no Amazonas.” Fonte: G1.Globo.com – 2023.

- “'Queima científica' feita por universidade provocou incêndio em fazenda no Pantanal; MP investiga.” Fonte: G1.Globo.com – 2024.

Na figura 2, há uma simulação de queimada na Amazônia, vista por satélite.

Figura 2 – Simulação de uma densa queimada na Amazônia. Fonte: Bing IA.

Conclusão

A contribuição que trazemos para as famílias, é no sentido de orientar os nossos filhos a tomar atitudes responsáveis para evitar princípios de incêndios, mesmo que de forma involuntária, pode causar danos muitas vezes irreversíveis para a fauna, flora e populações próximas às matas. Deixamos um clássico da música brasileira, dos compositores Erasmo e Roberto Carlos: “Amazônia”. Segue um trecho da música:

“Tanto amor perdido no mundo

Verdadeira selva de enganos

A visão cruel e deserta...

...Avalanches de desatinos

Numa ambição desmedida

Absurdos contra os destinos

De tantas fontes de vida

Quanta falta de juízo...

...Como dormir e sonhar

Quando a fumaça no ar

Arde nos olhos de quem pode ver

Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver

Amazônia, insônia do mundo

Amazônia, insônia do mundo.”

 

Referências:

Corpo de Bombeiros do Ceará - Dicas para evitar incêndios em vegetação – 2023. Disponível em https://www.bombeiros.ce.gov.br/2023/05/10/dicas-para-evitar-incendios-em-vegetacao/. Acesso em 17 de agosto de 2024.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Incêndio Florestal - 2024. Disponível em https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/dicas-de-prevencao/incendio-florestal. Acesso em 16 de agosto de 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...