Seguidores

terça-feira, 30 de julho de 2024

Ataque de cães – Prevenir é melhor...


1. Cães em ataque

Muitos casos de ataques de cães, tem aparecido na mídia com frequência. Apenas pequenos instantes de descuido podem resultar em danos sérios a terceiros. Será que os donos ou tutores não se dão conta do potencial de ataque de seus cães?

Nesta publicação, vamos buscar orientações de especialistas para evitar situações de ataque iminente, apresentar alguns casos recentes divulgados pela mídia e, por fim, transmitir uma mensagem de esperança para preservar a sua segurança, a do seu animal e de outros animais com ou sem tutores. Embora possam ser dóceis em casa, eles podem se tornar uma ameaça dependendo das circunstâncias.

Como de costume, trabalhamos com a prevenção. Não serão abordadas situações após o ataque. Nosso objetivo é evitar o ataque, pois uma vez que ele ocorra, as consequências são imprevisíveis. Na figura 1, temos crianças brincando com seu cachorrinho de estimação.

Figura 1 – Crianças brincando com o cachorro de estimação. Fonte: AI - Bing


2. Dicas de especialistas para evitar ataques de cães

Por meio de pesquisa na internet pode-se chegar a diversas dicas de como escapar de um ataque de cães. Algumas delas são conflitantes. Selecionamos 9 dicas, que os especialistas concordam e parecem ser bem sensatas (ASPAC, 2024; PMJ, 2003; PETZ, 2020):

  1. “Pergunte ao dono primeiro, antes de acariciar um cachorro.”
  2. “Evite cães que latem ou rosnam.”
  3. “Se um cão desconhecido se aproximar de você. Fique quieto e parado. Não corra nem grite.”
  4. “Quando estiver em público, mantenha sempre seu cão na coleira para a segurança dele e das pessoas ao redor dele.”
  5. “Evite fazer movimentos bruscos perto de cães.”
  6. “Evite tocar ou acordar bruscamente um cão que esteja dormindo.”
  7. “Evite tocar, passar perto ou brincar com cão que esteja se alimentando.”
  8. Evite olhar o cão diretamente nos olhos. Esse gesto faz com que ele se sinta desafiado."
  9. "Tente chamar a atenção do cão para algum objeto (a atitude pode distrair o cachorro e evitar o ataque.)” 

 

3. Casos recentes apresentados na mídia

Os casos recentemente divulgados na mídia nos alertam sobre as vulnerabilidades existentes nas ruas, e até mesmo em casas e condomínios. Vamos relembrar algumas dessas notícias.

- “O que pode estar por trás do aumento de mortes por ataques de cães no Brasil.” Fonte: BBC NEWS, 2024.

- “Ataques de cachorros em via pública no ES: saiba quais são as responsabilidades dos tutores.” Fonte: G1 Globo.com, 2024.

- “Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada.” Fonte: agência Brasil, 2024.

Vamos transcrever o poema divulgado pela agência Brasil (2024), de uma homenagem feita pela escritora Roseana Murray, de 73 anos, durante a internação no hospital onde foi tratada após o ataque de cães relatado no link anterior.

Um lugar onde todos são anjos:

“Um anjo varreu a tristeza da casa.

Com suas asas feitas

de alguma coisa que não conhecemos.

Varreu como varrem ruas e praças.

Juntou tudo em suas mãos,

soprou, soprou, soprou.”

Na figura 2, fazemos uma homenagem a escritora Roseana Murray, pelo seu exemplo de perseverança, com um desenho extraído do seu Instagram.

Figura 2 – Desenho de Roseana Murray – Fonte: Instagram - Roseana Murray

Conclusão

Precisamos evoluir como sociedade, cuidando de nossos animais e preservando a integridade das pessoas e de outros animais indefesos. Muitas leis já foram criadas sobre o tema; entretanto é necessário haver vigilância e cobrança por atitudes mais responsáveis por parte das pessoas e do poder público na fiscalização e controle dos animais soltos nas ruas. É fundamental que os donos ou tutores respeitem as regras estabelecidas para evitar ataques de seus animais.

Finalmente, assim como John Lennon nos deixou uma incrível mensagem de esperança com a música “Imagine”, nós também ousamos ser sonhadores é buscar um mundo onde todos possam viver juntos, em paz.

“…. Imagine all the people (Imagine todas as pessoas)

Living life in peace… (Vivendo a vida em paz)

…A brotherhood of man (Uma fraternidade humana)

Imagine all the people (Imagine todas as pessoas)

Sharing all the world…” (Compartilhando o mundo todo).

 

Referências:

AGÊNCIA BRASIL - ... a escritora homenageou os servidores do hospital com um poema... – 2024. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/escritora-roseana-murray-recebe-alta-apos-13-dias-internada. Acesso em 30 de julho de 2024.

ASPCA - American Society for the Prevention of Cruelty to Animals - Dog Bite Prevention (Prevenção de mordidas de cachorro) – 2024. Disponível em  https://www.aspca.org/pet-care/dog-care/dog-bite-prevention#:~:text=Resist%20moving%20abruptly%20or%20jerkily,you%2C%20stay%20quiet%20and%20still. Acesso em 29 de julho de 2024.

PETZ - Ataque de cachorro: saiba como agir caso aconteça – 2020. Disponível em https://www.petz.com.br/blog/comportamento/ataque-de-cachorro/. Acesso em 30 de julho de 2024.

PMJ – Prefeitura Municipal de Jundiaí - Programa de Prevenção de Ataques por Cães e Gatos – 2023. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/arquivos/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz/0006/Aula_ProgPrevAtaquesCaesGatos.pdf. Acesso em 28 de julho de 2024.

 

 

 

 

terça-feira, 23 de julho de 2024

Ande de Bicicleta


1. O prazer de andar de bicicleta

A sensação de liberdade, a brisa suave no rosto, a oportunidade de observar a natureza e ouvir o canto dos pássaros, tudo isso enquanto se reduz a sua pegada de carbono e se economiza recursos.

Nesta publicação, destacaremos os benefícios de andar de bicicleta e ofereceremos algumas dicas para a prevenção de acidentes. No final, deixaremos uma mensagem especial tanto para os ciclistas, quanto para aqueles que ainda não pedalam.

No vídeo 1 temos um típico passeio de bicicleta em umas das cidades mais claras do Brasil: Macaé, a Princesinha do Atlântico.”

Vídeo 1 – Domingo em Macaé. Fonte: Acervo próprio.

2. Benefícios

São vários os benefícios identificados pelo hábito de andar de bicicleta. Um estudo sobre “atividade física, equilíbrio e ciclismo” desenvolvido por Baughn et al. (2022) da Universidade de Missouri - Kansas City - EUA, avaliou o efeito do ciclismo em um grupo de idosos com mais de 65 anos. Seguem alguns resultados de destaque:

- “Andar de bicicleta pode ser uma maneira simples e de baixo impacto de melhorar o equilíbrio e reduzir quedas entre idosos.”

- “Os resultados do presente estudo apoiam a forma como o exercício se relaciona com o equilíbrio e sugerem que o ciclismo pode contribuir de forma única para o equilíbrio.”

De acordo com matéria publicada na página do governo estadual de Queensland Government (2024) da Austrália, são apresentados vários benefícios pela prática de andar de bicicleta, por grupos de aspectos:

- Benefícios ambientais:

- “Encontre um caminho perto de você e aproveite o passeio.”

- “Andar de bicicleta utiliza o mínimo de combustíveis fósseis e é um meio de transporte livre de poluição.”

- “As bicicletas reduzem a necessidade de construir, fazer manutenção e descartar carros.”

- “Andar de bicicleta conserva as estradas e o espaço residencial, proporcionando assim oportunidades para menos concreto e mais vida vegetal nas áreas urbanas.”

- Diversão e aventura:

- Andar de bicicleta é divertido e nos faz lembrar da infância.

- Saúde mental:

- “Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade.”

- “Desencadeia a liberação de substâncias químicas de “bem-estar” no cérebro que fazem você se sentir feliz, diminuindo o risco de depressão.”

- “Melhora o sono.”

- “Aumenta a criatividade e a produtividade.”

- Conveniência e eficiência:

- “Oferece serviço porta a porta – geralmente você pode estacionar uma bicicleta mais perto dos destinos do que carros.”

- “Muitas vezes é mais rápido do que dirigir um carro ao percorrer distâncias curtas de até 5 km

- “O tempo de viagem de bicicleta é mais previsível do que de veículo motorizado, pois o trânsito raramente é um problema para o ciclista.”

- Benefícios para a saúde:

- “Atividade física - Os profissionais de saúde recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia.”

- Benefícios econômicos:

- “O custo de compra e manutenção de uma bicicleta gira em torno de 1% do custo de compra e manutenção de um carro.”

- Andar de bicicleta 10 km em cada sentido para o trabalho todos os dias economizará cerca de US$ 1.700 por ano em custos de transporte... o estacionamento para bicicletas é geralmente gratuito, de fácil acesso e mais conveniente do que o estacionamento para automóveis.”

- Benefícios de transporte:

- “O custo estimado do congestionamento por carros é de US$ 5 bilhões por ano.”

- “As instalações para andar de bicicleta podem ampliar a abrangência dos serviços de transporte público existentes. Em média, 10 vezes mais famílias estão a uma distância de bicicleta dos transportes públicos do que a uma curta distância.”

- “A maioria das viagens de carro para a escola ocorre a uma curta distância. Andar de bicicleta ou caminhar nessas viagens reduz significativamente o congestionamento nas escolas e melhora a segurança das crianças.”

- Benefícios Sociais:

- “As bicicletas oferecem maior mobilidade a muitos grupos da população com baixas taxas de propriedade de automóveis, tais como pessoas com baixos rendimentos, desempregados, idosos e menores de 18 anos.”

- Benefícios comunitários:

- “Andar mais de bicicleta em um bairro significa menos carros, o que pode levar a um ambiente rodoviário mais seguro. As crianças também podem aproveitar o trânsito mais lento e menos perigoso para andar de bicicleta.”

 

3. Cuidados para evitar acidentes

Encontramos algumas orientações valiosas de especialistas para se evitar acidentes com bicicletas. Vamos apresentar algumas dicas da seguradora Porto Seguro:

- “Use capacete.”

- “Cuide da iluminação da bicicleta.”

- “Não ande na contramão.”

- “Tome cuidado com as portas.”

- “Lembre-se de que a sinalização é importante.”

- “Use as ciclovias.”

- “Respeite as leis de trânsito.”

Na figura 1, apresentamos uma ciclovia que se estende do centro da cidade, até a Praia de Imbetiba em Macaé – RJ.

Figura 1 – Ciclovia de Macaé. Fonte: Acervo próprio.


Conclusão

Antes de começar exercícios que não fazem parte da sua rotina, faça uma avaliação médica. Ao iniciar suas atividades com bicicleta, tome precauções para evitar acidentes. Conheça as leis de trânsito, assim como seus direitos e deveres.

Em diferentes momentos, assumimos papéis variados: ora pedestres, ora motoristas e, em outros momentos, ciclistas. Vamos respeitar a vida em todas essas situações.

Não deixem de assistir no link a seguir, o vídeo extremamente criativo da caloi:” Carro versus Bike (e vice-versa)

 

Referências:

Baughn M, Arellano V, Hawthorne-Crosby B, Lightner JS, Grimes A, King G. Physical activity, balance, and bicycling in older adults. PLoS One. 2022 Dec 8;17(12):e0273880. doi: 10.1371/journal.pone.0273880. PMID: 36480563; PMCID: PMC9731420.

Queensland Government - Benefits of riding – 2024. Disponível em https://www.qld.gov.au/transport/public/bicycle-riding/benefits-of-riding. Acesso em 23 de julho de 2024.



 

sábado, 20 de julho de 2024

A Síndrome do Bebê Esquecido


 

1. Crianças esquecidas em carros

Parece impossível de acreditar, mas isso acontece. Em um momento de distração ou perda de foco, podemos, sem querer, esquecer um ser indefeso dentro do carro e simplesmente seguir em frente, sem perceber o grave erro que cometemos.

Traremos casos reais expostos pela mídia, dicas dadas por especialistas para evitar situações deste tipo, e para finalizar vamos propor um exercício para você descrever ou confessar para um amigo, uma situação mais absurda de distração, que tenha te levado a uma situação constrangedora.

Não deixe que isso aconteça com você. Não deixe que aconteça com a sua família ou amigos, mantenha uma cultura de vigilância e prevenção. Na figura 1 apresentamos uma simulação criada por meio de inteligência artificial, de um pai retornando ao carro após se lembrar de ter deixado o seu filho trancado no carro.

Figura 1 – Bebê esquecido no carro. Fonte: AI - Bing


1.1   Casos apresentados na Mídia

Selecionamos alguns casos desse tipo de situação, como forma de alerta para que os responsáveis familiares, ou contratados para o transporte de nossos entes queridos, ou até mesmo de pequenos animais, não sofram as consequências de uma negligência ou descuido. Seguem os casos reais:

- “Bebê de 1 ano que morreu após ser esquecido dentro do carro ficou cerca de 5 horas no veículo, diz polícia.” – Fonte: G1 Globo.com – 14 de março de 2024.

- “Corpo de criança que morreu após ter sido esquecida em van escolar é enterrado na Zona Leste de SP.” Fonte: G1 Globo.com – 20 de dezembro de 2023.

- “Polícia investiga morte de cães esquecidos dentro de carro de pet shop em Cuiabá.” Fonte: G1 Globo.com – 03 de abril de 2024.

 

1.2   Síndrome do bebê esquecido

Segundo matéria da BBC News (2022), eventos como a quebra de uma rotina podem ocasionar o esquecimento de uma criança em um carro. Neste caso reportado, a mãe, que sempre deixava o filho mais novo com o pai, naquele dia decidiu levar os dois. O mais novo acabou sendo esquecido no carro. Felizmente, a mãe retornou a tempo e o filho não teve sequelas.

Em outra publicação, no site do Portal do Trânsito (2014), menciona o termo em inglês para esta síndrome: Forgotten Baby Syndrome (FBS). Segundo dados divulgados pela reportagem, 11% dos pais americanos já esqueceram o filho no carro alguma vez. A quebra da rotina é uma das causas apontadas pela matéria. Outro complicador é o uso de redes sociais e aplicativos ao volante.

Algumas dicas de especialistas e mães trazidas pelas duas matérias, para se evitar o esquecimento:

- “... checar pelo menos duas vezes se a criança ainda está no carro antes de fechar as portas"

- “...manter um objeto que ajude a lembrar da criança por perto, no banco do carona ou preso na chave ou celular - pode ser uma chupeta, um brinquedo ou até uma fralda de pano.”

- “O aplicativo de navegação Waze possui a função 'Lembrete de Criança', que pode ser ativada nas configurações.”

- “...Look before you lock (olhe antes de trancar).”

 

2. Situações absurdas acontecem

Certa vez, devido a um trabalho estressante, um membro da família "faça a coisa certa" saiu do trabalho extra no fim de semana e percebeu que os livros que pegara emprestado na empresa, haviam sumido. Sem hesitar, foi direto à delegacia para prestar queixa. O policial, incrédulo, fez o registro. Na segunda-feira, ao chegar ao trabalho, ele notou que os livros estavam na estante, bem no lugar onde os havia deixado. Na figura 2, temos a simulação do rapaz retirando a queixa e apresentando os livros.

Figura 2 – Retirando a queixa de livros roubados. Fonte: AI - Bing


Conclusão

Quantas pessoas já se esqueceram de guarda-chuvas ou garrafas d’água térmicas? Por que isto acontece? São bens de menor valor. A chuva pode ter parado. Você já não tinha sede.

Mas no caso de vidas humanas ou de animais de estimação, temos que nos esforçar mais. Não vamos esquecer deles: Look before you lock (olhe antes de trancar). Sempre olhe dentro do carro antes de fechá-lo.

Para lembrar da importância da memória vamos colocar um trecho da música do excelente DJ Alok: Hear Me Now (feat. Bruno Martini & Zeeba):

“... All the lights will guide the way

If you get to hear me now

All the fears will fade away

If you get to hear me now…

Todas as luzes guiarão o caminho

Se você conseguir me ouvir agora

Todos os medos desaparecerão

Se você conseguir me ouvir agora...”

 

Referências:

BBC News - Como a ciência explica pais que já esqueceram filhos no carro - e o que fazer para evitar – 2022. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60160039. Acesso em 20 de julho de 2024.

Portal do Trânsito - Muita informação e rotina favorecem Síndrome do Bebê Esquecido – 2014. Atualizado em 08 de novembro de 2022. Disponível em https://www.portaldotransito.com.br/noticias/excesso-de-informacoes-e-rotina-favorece-sindrome-do-bebe-esquecido-2/. Acesso em 20 de julho de 2024.


terça-feira, 16 de julho de 2024

Catadores de Recicláveis

 


1. O trabalho dos Catadores de Recicláveis

Muitas vezes nos deparamos com pessoas “garimpando” algum material reciclável presente no lixo doméstico. Se a sua cidade não possui coleta seletiva, você pode facilitar o trabalho desses catadores, separando os recicláveis previamente.

Nesta postagem vamos apresentar o trabalho dos catadores e o que ele representa. Exploraremos o que vem sendo feito para melhoria da situação desses trabalhadores.

Por fim, deixaremos uma mensagem para reflexão sobre a importância, daqueles que desenvolvem este tipo de atividade e contribuem para aumentar a reciclagem e reduzir os resíduos nos aterros sanitários. Na figura 1, temos o catador com um carrinho repleto de recicláveis e seu fiel escudeiro (seu cachorro caramelo). Imagem criada por meio de inteligência artificial.

Figura 1 – O catador e seu fiel escudeiro. Fonte: AI - Bing

1.1 Desafios e riscos

O trabalho do catador envolve diversos desafios, como o meio de transporte a ser utilizado para os recicláveis (a pé com carrinho e/ou sacolas, ou com bicicleta), a forma adequada de separação e armazenamento dos materiais, e a escolha do melhor comprador para os recicláveis.

Além disso, é fundamental considerar a questão da segurança, pois há riscos de contaminação por agentes químicos e biológicos, devido a presença de objetos perfurocortantes, e risco de lesão nas mãos por cortes pelo contato com cantos vivos de latas e vidros.

Portanto, sua colaboração é essencial para tornar o trabalho dos catadores mais seguro e eficiente.

A seguir apresentamos alguns eventos de acidentes com catadores e coletores:

- “Catadores de recicláveis se ferem com vidros.” Fonte: Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão -PR - 23 de dezembro de 2017.

- “Coletor de lixo de Rio Claro sofre corte profundo e leva 9 pontos; prefeitura pede conscientizaçãoFonte: G1 Globo.com – 16 de março de 2021.

 

1.2 Ações do Governo Federal

O Ministério do Meio Ambiente ressalta a importância dos catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, 2010). Esses trabalhadores têm a sua atividade reconhecida desde 2002. Segundo o Ministério do Meio Ambiente MMA, 2024) os catadores:

“De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.”

Além da criação do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), diversos programas foram criados visando beneficiar os catadores, associações de catadores e cooperativas (MMA,2024) destacamos a seguir, alguns deles:

- “Programa Pró-Catador - visa promover e integrar ações empreendidas pelo governo federal voltadas aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis....”

- Prêmio Cidade Pró-Catador - o prêmio tem a finalidade de reconhecer, valorizar e estimular práticas e iniciativas voltadas à inclusão social e econômica de catadores...

- “Projeto Cataforte – Visa estruturar e fortalecer as redes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, enquanto empreendimentos solidários...”

Segundo matéria publicada na Revista Amazônia, o Governo Federal destina R$ 425 milhões para apoiar Catadores de Recicláveis (REVISTA AMAZÔNIA, 2024). Este pacote de ações:

“...visa principalmente a estruturação de cooperativas e associações, com um foco especial em municípios do Rio Grande do Sul, além de promover um programa de gestão de resíduos sólidos e regulamentar a lei de incentivo à reciclagem.”

 

Conclusão

Tanto os coletores de lixo, empregados das empresas de coleta de lixo, quanto os catadores de recicláveis, devem ser lembrados com respeito, pela importância do trabalho que prestam à sociedade.

Em vez de ficar aborrecido, por perceber que tem um catador abrindo o seu lixo doméstico para tirar uma latinha de alumínio, faça a separação antes de colocar o lixo para a coleta.

Deixamos, para reflexão, o link do videoclipe da música “Catadores”, uma homenagem dos músicos CAÊ ROLFSEN e RODRIGO CAMPOS, criada especialmente para o documentário DESCARTE, de LEONARDO BRANT.

 

Referências:

Ministério do Meio Ambiente - Catadores de Materiais Recicláveis - 2024. Disponível em https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis.html. Acesso em 15 de julho de 2024.

PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei nº12.305 de 02 de agosto de 2010. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em 15 de julho de 2024.

Revista Amazônia - Governo Federal Destina R$ 425 Milhões para Apoiar Catadores de Recicláveis, 2024. Disponível em https://revistaamazonia.com.br/governo-federal-destina-r-425-milhoes-para-apoiar-catadores-de-reciclaveis/. Acesso em 15 de julho de 2024.


quinta-feira, 11 de julho de 2024

Cisterna – O perigo oculto.

 


1. Espaço Confinado

As empresas têm um cuidado com seus trabalhadores, que recebem orientações e treinamentos sobre os riscos dos espaços confinados, entre eles, os riscos sobre a realização de limpeza em tanques e cisternas.

O mesmo não ocorre nas residências. Muitas vezes são construídas cisternas, suspensas ou subterrâneas, para se evitar problemas de falta de água nas cidades. Com esta reserva adicional é possível ficar vários dias sem fornecimento da rede pública, sem problemas.

Nesta matéria vamos jogar luz a um problema recorrente, de acidentes em cisternas. Traremos dicas de especialistas, eventos reportados na mídia e finalizaremos com uma reflexão sobre nossa responsabilidade no ambiente doméstico.

 

1.1 Dicas dos Bombeiros

A prevenção pode evitar acidentes com consequências sérias. Na figura 1, foi criada uma ilustração com recurso de inteligência artificial, simulando a queda de um idoso por uma abertura de acesso a um poço.

 

Figura 1 – Queda do idoso em um poço aberto. Fonte: AI - Bing


De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE, 2023), cisternas e poços artesianos são considerados ambientes confinados. Nesses locais, pode haver níveis insuficientes de oxigênio ou presença de gases tóxicos, resultantes da decomposição de matéria orgânica. Um exemplo é o gás sulfídrico, que possui um odor forte inicialmente, mas após algum tempo de exposição, torna-se imperceptível. Isso pode dar uma falsa sensação de segurança, levando à asfixia e perda de consciência.

Seguem algumas dicas dos Bombeiros de Sergipe:

- “Controle o acesso a poços/cisternas, mantendo protegidos especialmente por conta das crianças.”

- “Não fazer a limpeza ou manutenção de poços/cisternas sem os equipamentos adequados. Dê preferência à contratação de empresas especializadas, por conta dos riscos envolvidos nesse tipo de trabalho.”

- “Em caso de acidentes em poços/cisternas, acione o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Nossas equipes estão treinadas e possuem os equipamentos para o resgate de vítimas nessa situação.”

 

1.2 Casos na mídia

Muitos são os casos apresentados na mídia, de mortes por asfixia ou queda dentro de cisternas. A prevenção pode evitar acidentes com consequências sérias. Abaixo, são apresentados apenas alguns:

- “Dois trabalhadores morrem após desmaiar em cisterna de prédio em Águas Claras, no DF.” Fonte: G1 - Globo.com – 28 de setembro de 2022.

-“ Homem morre asfixiado ao tentar limpar cisterna.” Fonte: Hoje em Dia – 04 de fevereiro de 2016.

- “Morador de zona rural morre asfixiado em cisterna em Boa Esperança, MG.” Fonte: G1 – Globo.com – 25 de janeiro de 2019.

 

Conclusão

As cisternas são de grande utilidade, nos edifícios e residências. Entretanto, temos que ter responsabilidade, no seu projeto, instalação e manutenção.

De um lado temos a comodidade de não depender da entrada diária de água de fornecimento público para ter água disponível; por outro lado, temos a preocupação com a necessidade de limpeza periódica das cisternas, além do cuidado de manter o acesso fechado, para se evitar quedas de crianças, animais ou idosos. Parece simples, e é.

Vamos fazer a coisa certa e evitar acidentes. Ao limpar a sua cisterna contrate uma empresa especializada, que tenha os equipamentos necessários para fazer o serviço com segurança.

Como diria o personagem Sherlock Holmes em um de seus filmes:

“The little details are by far the most important.”

“Os pequenos detalhes são de longe os mais importantes.”

 

Referências:

CBMSE – Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe - Orientações do CBMSE sobre segurança em poços artesianos/cisternas – 2023. Disponível em https://cbm.se.gov.br/bombeiros-resgatam-duas-pessoas-em-cisterna-no-municipio-de-itabaianinha/. Acesso em 11 de julho de 2024.

 


terça-feira, 9 de julho de 2024

Cidades Sustentáveis


1. Programa Cidades Sustentáveis

Pense em um site que você pudesse ver a evolução de todas as cidades do Brasil, e fazer uma comparação entre elas, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Seria muito bom, não é mesmo?

Na verdade, este site já existe, com conteúdo, ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública, encontrado no link: https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home.

Nesta publicação, vamos trazer uma pequena amostra de tudo o que o programa proporciona para as cidades e para as pessoas interessadas no tema da sustentabilidade. Dessa forma, os cidadãos podem perceber o que seu município vem fazendo e em que aspectos precisa melhorar.

 

1.1   Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Este índice (IDSC), mede o progresso de todas as 5570 cidades brasileiras, em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A partir desses resultados, as cidades são classificadas em um ranking nacional. Abaixo são apresentados os responsáveis pela iniciativa (IDSC, 2023):

‘O (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil, é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), e apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).”

O desempenho de cada objetivo é representado por cores, para identificar aqueles que estão em boa performance (verde), até aqueles que estão com os resultados piores (vermelho) – figura 1. Clicando na cidade desejada e depois no perfil da cidade, é apresentado o desempenho do município, em cada objetivo.

 

Figura 1 – Classificação de São Caetano do Sul – SP. Fonte: Adaptado de (IDSC, 2023).


Na figura 2 é apresentado o perfil da cidade, com a classificação geral e um quadro-resumo do seu desempenho, que pode ser explorado em cada objetivo. Ao se clicar no objetivo de interesse é apresentada a descrição e seus respectivos indicadores.


Figura 2 – Quadro-resumo do desempenho de São Caetano do Sul – SP. Fonte: (IDSC, 2023)


1.2   Cidades Inspiradoras

Foram premiadas as cidades de destaque na quarta edição (2023) do “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030”, realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Foram consideradas quatro categorias: Ambiental, Social, Econômico e Governança.

Vamos apresentar as cidades premiadas na categoria Ambiental com suas respectivas boas práticas, vinculadas a ODS específicos. Para ver a lista completa, basta acessar o link: https://www.cidadessustentaveis.org.br/paginas/cidades-premiadas-premio-cidades-sustentaveis.

Categoria Ambiental:

Cidades Pequenas

1º Socorro-SP

(Programa de Saneamento Rural)

2º Amargosa-BA

(Projeto Amargosa Ambientalmente Sustentável)

3º Ipojuca-PE (Central da Sustentabilidade)

e Ivaiporã-PR (Cultivando Água Limpa)

 

Cidades médias

1º Santos-SP

(Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA)

2º Jacareí-SP

(Programa Renascentes)

3º Arapongas-PR (Revitalização de Nascentes) e Praia Grande-SP (Descarbonização da Frota Municipal de Transporte Coletivo)

 

Cidades grandes

1º Niterói-RJ

(Parque Orla Piratininga)

2º Campinas-SP

(Estação Produtora de Água de Reúso)

3º Cuiabá-MT

(Cuiabá te queremos verde)

 

Conclusão

Vamos fazer uma analogia com uma situação real de falha no velocímetro de um automóvel. Se o velocímetro parar de funcionar, ainda podemos estimar a velocidade do veículo observando outras referências, como a rotação do motor (RPM), a marcha em que estamos e até mesmo a velocidade de outros veículos ao nosso redor, mas não será precisa.

Da mesma forma, no contexto de controle e gestão, precisamos de referências claras para medir o desempenho. Estabelecer metas e desenvolver planos para alcançá-las é crucial. Não se pode controlar o que não se mede, pois sem indicadores precisos, fica impossível avaliar o progresso e fazer os ajustes necessários para atingir os objetivos.

Iniciativas como a do Programa Cidades Sustentáveis, são muito importantes para auxiliar na organização da gestão pública na construção de cidades mais justas e sustentáveis.

.

Referências:

IDSC - Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, 2023. Disponível em https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings/. Acesso em 09 de julho de 2024.


Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...