Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2024

Acidente Zero e a casca de banana

 



1. Possibilidade de acidente: Zero, ou não?

Vamos começar pela definição de acidente. De forma intuitiva, ainda sem consultar o dicionário, poderíamos definir um acidente, como algo indesejado e inesperado, mas que pela combinação de atos ou condições anteriores, acaba ocorrendo. Agora vamos verificar a definição de acidente do dicionário Oxford:

“1. qualquer acontecimento, desagradável ou infeliz, que envolva dano, perda, sofrimento ou morte."

"2. acontecimento casual, fortuito, inesperado; ocorrência.”

 

1.1 Como nos livrar das cascas de banana.

Situações que ocorrem em casa, ou nos lugares que frequentamos podem resultar em acidentes com consequências variadas. O que poderíamos chamar de cascas de banana deixadas pelo caminho em nossa casa?

- Evento 1: Percebemos uma goteira caindo no piso, fruto de um problema de vedação no telhado da sua área de serviço e não tomamos uma providência para sinalizar, nem para resolver o problema.

Possível consequência: Em um determinado dia, ao montar a tábua de passar roupa, e iniciar a atividade, você escorrega na poça d’água, tenta se apoiar na tábua que também se movimenta e acaba caindo de cotovelo e tirando o osso do lugar.

- Evento 2: Você percebe insetos alojados no vão do telhado, pega cuidadosamente a sua escada, sobe apenas dois degraus e aplica o spray de inseticida.

Possível consequência: Você é surpreendido pelo ataque dos insetos, desce rapidamente da escada e não percebe que o chão está escorregadio pela nevoa que caiu do spray, causando uma lesão no braço. Veja o vídeo 1, com a cena do acidente.


Vídeo 1 – Acidente em piso escorregadio. Fonte: Acervo próprio.

- Evento 3: Você percebe uma ligação elétrica malfeita na bomba d’água da casa que você acabou de alugar, percebe também um pequeno vazamento d’água nas conexões, mas não faz nada e acaba se esquecendo.

Possível consequência: Você é convidado para assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, em um apartamento de familiares. Seu pequeno cachorro fica em casa. Entretanto, com o barulho dos fogos de artifício, seu pequeno amigo tenta se esconder bem naquele local apertado da bomba d’água e acaba sendo eletrocutado.

 

 Conclusão

Ações simples podem evitar acidentes de pequena importância e aqueles mais sérios ou até mesmo a morte. Em cada um dos eventos narrados, o personagem percebeu o problema, mas não tomou nenhuma ação até a ocorrência do acidente. Devemos fazer a coisa certa, analisar o ambiente, identificar os desvios e corrigi-los, antes que aconteça um mal maior. Uma frase para reflexão:

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”. Chico Xavier.






segunda-feira, 22 de abril de 2024

Lixo eletrônico – O que fazer?



1. Lixo eletrônico – Como evitar riscos e gerar benefícios

O lixo eletrônico pode possuir componentes tóxicos e contaminar solo, lagos, rios e oceanos, além de causar doenças nas pessoas. Por outro lado, se encaminhado de forma adequada para reciclagem, pode entrar novamente no ciclo produtivo e trazer benefícios por ser uma matéria-prima secundária, gerando economia de recursos pela não necessidade de buscar matéria-prima na natureza, evitando seu esgotamento.

O lixo eletrônico ou eletroeletrônico (GEM, 2024), também conhecido como e-lixo, é um tipo de resíduo gerado a partir de equipamentos que não têm mais utilidade para os seus donos e são descartados ou guardados em casa, tais como: celular, aparelho de cd/dvd, televisores, eletrodomésticos, entre outros.

 

1.1 O que podemos fazer?

Podemos identificar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos eletroeletrônicos e de outros tipos de resíduos disponíveis na nossa cidade, como em Macaé – RJ . (MACAÉ, 2024). Podemos identificar PEVs no varejo, utilizando o localizador da empresa Green Eletron, por exemplo (GREEN ELETRON, 2024), conforme apresentado na figura 1.

 

Figura 1 – Localizador de PEVs da Green Eletron. Fonte: (GREEN ELETRON, 2024).

 

Existem ações inspiradoras, como a da empresa Samsung, que aceita equipamentos usados que são transformados em descontos, na compra de um novo, denominada “Eco troca” (SAMSUNG, 2024). Na figura 2, são representadas as áreas impactadas: energia elétrica, água, emissão de CO². Os benefícios gerados ao meio ambiente e às pessoas, por esta iniciativa, foram quantificados (SAMSUNG, 2024):

1. “2.3 milhões KWH de energia foram economizados. 15 mil Casas com energia preservada.”

2. “1.8 milhão Litros de água preservados. 3.7 mil Caixas d’água preservadas.”

3. “682 Toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. 5.9 mil Tanques de combustível deixaram de emitir CO2.”

 

Figura 2 – Benefícios ao meio ambiente por área otimizada. Fonte: (SAMSUNG, 2024).

 

Podemos também, identificar lojas que dão descontos na troca do usado por um novo, como no programa “Eco Troca” da Samsung (SAMSUNG, 2024).

 

1.2 Riscos às pessoas e ao meio ambiente

- "Resíduos eletrônicos não gerenciados têm um impacto direto no meio ambiente e na saúde das pessoas. Atualmente, 58 mil toneladas de mercúrio e 45 milhões de quilogramas de plásticos contendo retardantes de chama bromados são lançados no meio ambiente a cada ano como resultado do gerenciamento não conforme dos resíduos eletrônicos." (GEM¹, 2024).


1.3 O que não devemos fazer

Pessoas queimam fios a céu aberto, para retirada do plástico e venda apenas do metal, sem se darem conta do dano causado ao meio ambiente pela emissão desses vapores tóxicos e a elas mesmas que estão inalando esses gases. Na figura 3 foi identificado um ponto de queima de fios a céu aberto.

 

Figura 3 – Queima de fios a céu aberto. Fonte: Acervo pessoal

 

Na figura 4, foi identificado o descarte irregular, próximo a um canal que se comunica com o Rio Macaé, podendo contaminar o solo, rio e peixes.

 

Figura 4 – Descarte irregular de uma tv de tubo em terreno baldio. Fonte: Acervo pessoal

 

1.4 O que normalmente fazemos

Não é incomum que alguns eletroeletrônicos, sem uso, acabem sendo guardados, principalmente aqueles de pouco volume ou que tenham informações pessoais. Quando nos damos conta, conseguimos identificar, celulares antigos que ainda funcionam, como o da figura 5.

 

Figura 5 - Celular antigo, sem uso, ainda funcionando. Fonte: Acervo pessoal

 

Quando olhamos no fundo da gaveta da escrivaninha temos uma surpresa: vários celulares obsoletos, visualizados na figura 6.

 

Figura 6 – Celulares inservíveis. Fonte: Acervo pessoal


Muitas vezes, nos apegamos a computadores antigos, que ainda atendiam às nossas necessidades, mas o sistema operacional já se encontra obsoleto e não é mais atualizado pelo fabricante. Outro problema de manter mais de um computador em uso é saber onde encontrar as informações. Agora, com o recurso de armazenamento em “nuvem” tudo fica facilitado. Na figura 7, temos alguns computadores obsoletos ou com defeito.

 

Figura 7 – Computadores obsoletos ou com defeito. Fonte: Acervo pessoal

 

Na figura 8, está um Hard Drive, que estava com defeito e virou uma peça de decoração.

  

Figura 8 – HD como peça de decoração. Fonte: Acervo pessoal

 

Para aqueles saudosistas, é apresentado na figura 9, a inovação da década de 1980, um dos melhores e mais populares relógios digitais da época, um Casio multi alarm.  

Figura 9 – Campeão da década de 1980. Casio multi alarm. Fonte: Acervo pessoal

 

Conclusão

A partir do momento que percebemos, de um lado um problema: equipamentos eletroeletrônicos, sem uso, danificados ou obsoletos, guardados em gavetas, ou em algum cômodo dedicado a isso; e do outro lado a solução: reparar o que vale a pena ser reparado, trocar por um novo de acordo com a sua necessidade, doar aquilo que pode ser útil para outra pessoa ou instituição ou encaminhar para um local que faça o descarte ambientalmente adequado. Temos a chance de fazer boas escolhas e devemos fazê-las.

Uma vez que você tem o conhecimento da riqueza que tem em mãos, faça a coisa certa com seus equipamentos eletroeletrônicos inservíveis. Proporcione benefícios para você e para a sociedade e tenha mais espaço livre nas suas gavetas e cômodos.

 

Referências:

 

GEM - THE GLOBAL E-WASTE MONITOR, 2024 – Chapter 1- What is EEE and E-waste? Disponível em: https://ewastemonitor.info/wp-content/uploads/2024/03/GEM_2024_18-03_web_page_per_page_web.pdf. Acesso em 22/04/2024.

GEM¹ - THE GLOBAL E-WASTE MONITOR, 2024 – Chapter 8 - Environmental Impact. Disponível em: https://ewastemonitor.info/wp-content/uploads/2024/03/GEM_2024_18-03_web_page_per_page_web.pdf. Acesso em: 20/04/2024.

GREEN ELETRON - ENCONTRE O PONTO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ, 2024. Disponível em: https://greeneletron.org.br/localizador. Acesso em 21/04/2024

MACAÉ - Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade - Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais, 2024. Disponível em: https://www.macae.rj.gov.br/sema/conteudo/titulo/programas-municipais-de-coleta-e-destinacao-de-residuos-especiais. Acesso em 21/04/2024.

SAMSUNG – Eco Troca – Troque seu eletrônico antigo de qualquer marca ou estado e contribua para um planeta melhor. E ainda ganhe um desconto, 2024. Disponível em: https://www.samsung.com/br/campaign/trade-up/. Acesso em 20/04/2024.

 




sábado, 13 de abril de 2024

Gentileza no Trânsito

 

Comportamento do motorista no trânsito.

 

Começamos com uma situação cotidiana. Aquela pessoa dócil e gentil que convive conosco todos os dias, por alguma razão passa a ter um comportamento diferente quando entra num carro e começa a dirigir. Tudo a incomoda, desde um sinal vermelho, até um simples idoso atravessando lentamente na faixa de pedestres.

Parece que temos aí um paradoxo, a mesma pessoa muda de comportamento quando passa da posição de pedestre à posição de condutor de um veículo. Como pedestre, aguarda um carro de aplicativo ou um ônibus por dez a quinze minutos de forma tranquila, já na condição de motorista não consegue suportar por poucos segundos um sinal de trânsito ou um pedestre atravessar a rua na sua frente.

Como dizia o profeta Gentileza, que escrevia frases nos muros das ruas da cidade do Rio de Janeiro: “Gentileza gera Gentileza”. Essas mensagens foram tão impactantes que até viraram música composta pela extraordinária cantora e compositora, Marisa Monte. Transcrevemos um trecho abaixo:

 

“.... Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

Só ficou no muro

Tristeza e tinta fresca

 

Nós que passamos apressados

Pelas ruas da cidade

Merecemos ler as letras

E as palavras de Gentileza....”

 

Na figura 1, temos a foto de um dos muros com as frases do Profeta Gentileza. São frases muito inspiradoras e contribuem para evitar a violência, em qualquer situação, ainda mais no trânsito, onde as pessoas sempre estão apressadas e impacientes. Pequenas discussões podem ter consequências sérias e até mesmo irreversíveis.


Figura 1 – Frases do Profeta Gentileza. Fonte: (CIDADE NOVA, 2017).


Mantenha-se Vivo

 

Se pensarmos que tudo tinha começado bem naquela determinada manhã, quando saímos de carro de casa, sem nada que nos incomodasse. Ainda na rua de casa encontramos um carro bloqueando a via para acessar um posto de vistoria veicular. O motorista poderia aguardar na área reservada para ele do outro lado da rua, mas com receio que alguém entrasse na frente, fica atravessado na rua. Aí você buzina, mas o motorista não sai, aí você já irritado, buzina novamente. Onde isto pode acabar? Vejamos alguns exemplos na mídia:

 

- “Mulher que matou empresária com estilete em briga de trânsito é condenada a 20 anos de prisão. Crime aconteceu em Macaé, RJ, em novembro de 2017.” G1, Globo - 2018.

- “Idosa bate carro e é morta estrangulada por motorista do veículo atingido em Cabo Frio, no RJ.” G1, Globo – 2022.

- “Motorista de ônibus é espancado após acidente de trânsito no Méier (...foi espancado por um homem após um acidente de trânsito na manhã de terça-feira (15) no Méier, na Zona Norte do Rio. A vítima precisou receber catorze pontos na testa por conta dos ferimentos.)" Jornal O Dia, edição digital – 03/2022.

 

Algumas dicas preciosas foram fornecidas por meio do QR code, apresentado na figura 2, para evitar brigas de trânsito. Ao acessar o Instagram do Jornal da Record, as dicas aparecem em detalhes. Esse tipo de iniciativa, serve como alerta para que contemos até 10, antes de tomarmos atitudes, que podem se mostrar desastrosas. É bem provável que muitos dos envolvidos nessas situações de conflito ou divergência no trânsito, nunca tenham sequer se visto antes, e ainda assim podem acabar em agressões.


Figura 2 – Dicas para se evitar brigas no trânsito. Fonte: Jornal da Record, 2022.


Resumo das dicas:

1. “Se bater o carro, mantenha a calma.”

2. “Não reaja a um desentendimento,”

3. “Jamais persiga outro motorista”

4. “Evite buzinar.”

5. “Dirija com segurança.”

 

Em um filme antigo do Pateta de Walt Disney "Motor Mania – 1950 - Pateta no Trânsito", somos apresentados a um personagem gentil e cortês conhecido como Sr. Walker (Pateta). Ele é tão inofensivo que não faria mal a uma mosca enquanto atravessa a rua a pé. No entanto, quando assume o volante, ele se transforma em um terrível monstro chamado Sr. Weelings (Pateta). Vale a pena assistir.

 

Como mensagem final, gostaríamos de enfatizar a importância de agir com serenidade. Em poucos segundos podemos perder tudo e todos que mais amamos, num momento de impaciência ou atrito com um desconhecido. Faça a coisa certa, não provoque nem se deixe provocar no trânsito ou em outros locais. Conte até 10. Pare e pense. Compartilhe essa filosofia da não agressão, da gentileza que gera ainda mais gentileza. Seja feliz.


Referências:

 

CIDADE NOVA - Em dias de intolerância, pesquisadores destacam valor das mensagens de Gentileza, 2017. Disponível em: https://www.cidadenova.org.br/editorial/informa/3372-em_dias_de_intolerancia_pesquisadores_de. Acesso em 13/04/2024.





quarta-feira, 10 de abril de 2024

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) - ONU

 

Educação de Qualidade

 

A Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável no mundo. Esses desafios globais estão interconectados. Destacamos a Agenda 2030 no Brasil (ONU, 2024). Vamos abordar o número 4 – Educação de Qualidade – por ter sido definido como o objetivo do mês de abril de 2024 pela ONU. (UN, 2024).

É interessante conhecer as ações propostas e implementadas no planeta, para tanto podemos acessar o site da ONU e nos informar sobre o progresso em cada área e de que forma podemos contribuir para o atingimento das metas estabelecidas. Na figura 1 são apresentados os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ONU, 2024).


Figura 1: Objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Fonte: (ONU, 2024).


Educação de Qualidade no Mundo

 

No site da ONU (UN, 2024), podemos entender a grandeza deste projeto, em função do esforço empreendido com foco no nivelamento da educação de qualidade e promoção de oportunidades para todos. Entretanto, alguns dados no mundo ainda preocupam:

- Mulheres adultas representam dois terços dos analfabetos.

- Ainda existem 250 milhões de crianças fora das escolas.

- Sem medidas adicionais, apenas um em cada seis países alcançará uma educação de qualidade em 2030.

- Aproximadamente, 40% dos países não atingiram a paridade de gênero na educação primária.

- Globalmente, são necessários 44 milhões de professores de ensino primário e secundário para alcançar as metas desta ação (ODS4) até 2030.

 

 

Educação de Qualidade no Brasil

 

No site das Nações Unidas Brasil podemos acessar informações sobre o que está sendo feito para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Dentre as diversas metas apresentamos algumas, como exemplos (ONU¹, 2024):

 

- “4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.”

- “4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”

- “4.c até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.”

 

Na figura 2, é apresentado um gráfico associando os recursos fornecidos pelas Nações Unidas para cada um dos 17 objetivos e seus respectivos parceiros e agências da ONU envolvidos no projeto. O gráfico tem diversas possibilidades de filtro para as informações de interesse. No caso abaixo destacamos o item 4 (Educação de qualidade), que tem uma verba disponível de 7,1 milhões de dólares para o ano de 2024 no Brasil.

Figura 2 – Gráfico com principais parceiros financiadores. (ONU, 2024). 


As Nações Unidas também fornecem um mapa com a localização das principais atividades desenvolvidas no país, de forma a permitir um acompanhamento por todos os interessados. Foi destacado na figura 3, como exemplo, um projeto bem conhecido pela maioria dos brasileiros, por ter divulgação nacional através de uma TV brasileira, “O Programa Criança Esperança”.


Figura 3 - Atividade chaves da ONU em diversas localidades do Brasil. (ONU¹, 2024)


Para finalizar esta postagem gostaríamos de lembrar que cada pequena contribuição para a causa da sustentabilidade pode ter reflexos positivos para as gerações futuras, e uma das formas mais efetivas de alcançar avanços significativos está associada à valorização de todos os aspectos relacionados à educação de qualidade, tanto na parte de infraestrutura, quanto na parte dos profissionais envolvidos. Uma frase para reflexão:

 

“Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena” Fernando Pessoa

 

Referências:

 

ONU – Organização das Nações Unidas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 08/04/2024.

ONU¹ - Organização da Nações Unidas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil/Educação de qualidade. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 09/04/2024.

UN – United Nations - GOAL OF THE MONTH – Goal 4 – Quality Education, 2024. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/goal-of-the-month/. Acesso em: 08/04/2024.





quarta-feira, 3 de abril de 2024

Riscos em Piscinas

 

Prevenção de acidentes em piscinas

 

Um momento de lazer com a família, seja em casa, na casa de amigos, em uma casa alugada, hotéis, clubes ou resorts, sempre é uma experiência maravilhosa. A oportunidade de desfrutar de momentos divertidos e de alegria é algo único. E, sem dúvida, não há nada melhor do que relaxar em uma piscina, aproveitando o sol e a água refrescante.

Responda a uma pergunta: Qual o maior tipo de preocupação que você tem ao ir se divertir com a família em uma piscina?

1. Afogamento.

2. Queda.

3. Sucção de cabelo.

4. Choque elétrico.

5, Outros.

 

É uma questão importante para reflexão: até que ponto um trauma por afogamento pode ser significativo? Muitas vezes, basta uma quantidade relativamente pequena de água para cobrir uma criança, seja em um balde, bacia, máquina de lavar roupas ou até mesmo em um vaso sanitário. Esse tema foi abordado de forma impactante no filme "Ray", que retrata a vida de Ray Charles. Essa reflexão nos faz pensar na importância da segurança e da vigilância em ambientes onde há água, especialmente quando se trata de crianças.

 

Na figura 1 temos uma cena típica de distração, extraída do vídeo muito bem elaborado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em conjunto com e a International Life Saving Federation Americas (ILS Americas). A figura retrata a iminência de um acidente, na primeira parte e na segunda parte, apresenta o pai atento ao seu filho, evitando que se aproxime da água. O Ministério da Saúde contabilizou um total de 46.825 óbitos por causas acidentais em crianças de 0 a 9 anos, desde 2000 até o ano de 2021 (BRASIL, 2023). Desse total, 17.289 crianças morreram por afogamento, o que corresponde a 36,9% dos casos.

 


Figura 1. Cuide de suas crianças. Fonte: Adaptado de Sobrasa, (2012)


Ao frequentar piscinas devemos ter uma atenção especial às condições das instalações para que não haja risco de choque elétrico. Existe um material minuciosamente preparado pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo norte-americana, denominada “Consumer Product Safety Commission” (CPSC). Na figura 2 temos os principais pontos de atenção para prevenção ao choque elétrico, que se encontra completa na versão original em inglês (CPSC, 2020).



Figura 2 – Prevenção ao choque elétrico. Fonte: Adaptado de CPSC (2020).



Continuando a análise dos acidentes aquáticos, de acordo com a 11ª edição do Boletim Brasil de 2024 (baseado em dados de 2022) elaborado pelo Dr. David Szpilman da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), observa-se que 15 brasileiros perdem a vida diariamente devido ao afogamento (SOBRASA, 2024). É crucial direcionarmos nossa atenção para as crianças e concentrarmos nossos esforços na busca por medidas que possam reduzir esses números alarmantes:

- A cada 2 dias uma criança morre afogada em casa.

- Crianças com menos de 9 anos, se afogam mais em piscinas e residências.

- O afogamento é a 2ª causa de óbito de crianças entre 1 e 4 anos.

- Crianças que sabem nadar, se afogam mais devido à sucção por bomba em piscinas.

 

Abaixo, destacamos algumas frases inspiradoras contidas no referido Boletm:

- “Para solucionar um problema, devemos primeiro vê-lo, admiti-lo e conhecê-lo.” – Szpilman e Palacios 2017.

- “Afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção, e esta é a melhor forma de tratamento.” Szpilman, 2005.

- “Qualquer um pode se afogar, ninguém deveria.” Organização Mundial da Saúde

- “Prevenir é salvar. Educar para não se afogar!” Vilela e Szpilman, 2014.


Sempre que pensar em ÁGUAS, pense também como pode proteger o seu filho ou filha. Seguem abaixo cinco ações ou condições que vão reduzir as chances de afogamentos em piscinas, conforme o material “Piscina + Segura”, desenvolvido pela Sobrasa¹ (2012):

 

Atenção – 100% no seu filho.

Guarda-vidas presente.

Urgência – Saiba agir.

Acesso restrito – Cerque a piscina.

Sucção – Use ralos antissucção e meios de interrupção da bomba.

 

Quando desfrutamos de uma piscina em casa ou em outros lugares, é crucial manter o foco em agir de maneira responsável e estar atento aos riscos presentes nesse ambiente. Devemos preservar não apenas nossa própria integridade, mas também a daqueles que dependem de nós. Não é suficiente confiar que nada de errado vai acontecer e simplesmente deixar nossos filhos aos cuidados dos salva-vidas; a responsabilidade última é nossa. Portanto, seja responsável: "Faça a coisa certa".


Referências:

 

BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE - Saúde Brasil 2023 - Análise da situação de saúde com enfoque nas crianças brasileiras. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/analise-de-situacao-de-saude/saude-brasil-2023-analise-da-situacao-de-saude-com-enfoque-nas-criancas-brasileiras-versao-preliminar . Acesso em: 02/04/2024.

CPSC - Don't Swim with Shocks: Electrical Safety In and Around Pools, Spas and Hot Tubs – 2020. Disponível em: https://www.cpsc.gov/safety-education/safety-guides/pools-and-spas/dont-swim-shocks-electrical-safety-and-around-pools. Acesso em 02/04/2024.

SOBRASA - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fFv1NsbooPc. Acesso em: 02/04/2024.

SOBRASA¹ - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Programa Piscina + Segura, 2012. Disponível em  https://sobrasa.org/piscinamaissegura/. Acesso em 03/04/2024.

SOBRASA - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 2024. Disponível em: https://sobrasa.org/afogamento-boletim-epidemiologico-no-brasil-ano-2024-ano-base-de-dados-2022/. Acesso em 03/04/2024.





Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...