Seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2024

A Lei de Murphy, a nosso favor.

 


1. O que pode dar errado?

Aquela estória que o biscoito sempre cai com o lado da manteiga virado para baixo, também conhecida como Lei de Murphy, que tem como princípio, o adágio: “se algo tem alguma chance de dar errado, vai dar errado.”

Quando pensamos na nossa segurança e de nossa família, parece interessante aplicar esta lei a nosso favor, para se evitar que acidentes, incidentes ou eventos indesejados ocorram.

No vídeo 1, temos uma simulação de um personagem comendo seu biscoito com um delicioso doce de leite, quando ele se movimenta para ver melhor o programa na TV, a sua frente, algo inesperado acontece.

 

Vídeo 1 – Biscoito com doce de leite. Fonte: Produção própria.


2. Evite situações indesejadas

Tomamos decisões a todo momento, algumas simples e outras mais complexas ou difíceis “hard choices”. O que pode nos separar das consequências indesejadas são as nossas escolhas. Vamos fazer um exercício com algumas escolhas simples com possíveis consequências leves ou irrelevantes e outras escolhas simples ou não com possíveis consequências graves:

- Retirar o seu carro estacionado sob uma árvore durante forte ventania, ou não? Queda de árvore em carro provoca morte durante ventania em Piracicaba – G1- Globo – 31 de agosto de 2018.

- Ao caminhar na calçada, pisar ou não sobre tampas de esgoto? Mulher cai em fossa de quatro metros após tampa ceder na região – TNOnline – 10 de agosto de 2023.

 - Caminhar, ou dirigir digitando mensagem no celular ou evitar essas ações? Campanha mostra que andar digitando no celular não dá certo – exame. - 27 de julho de 2017.

 - Caminhar próximo a prédios em dias de ventania ou se abrigar? (Mulher morre após ser atingida por estrutura de prédio que desabou durante ventania em Macaé – G1- Globo – 11 de agosto de 2022).

No primeiro caso, segundo a reportagem, o homem percebeu a mudança do tempo e tentou tirar o seu carro, que estava sob as arvores grandes, antes que uma possível queda de galhos, o danificasse. Essa pode ser definida como uma escolha difícil, porque ele percebeu o problema e tentou se antecipar para evitar um dano a seu carro e pertences. A outra opção seria continuar abrigado no hotel. Infelizmente, o pior aconteceu.

Os dois casos seguintes são mais simples de resolver, apenas se evitando risco.

No quarto caso citado, parece uma fatalidade, a pessoa passar exatamente pelo local no momento da queda do muro. De qualquer forma, é uma situação que acende um sinal de alerta para desprendimentos de antenas parabólicas, telhados e descolamento de placas de propaganda, quedas de vasos de plantas, entre outras possibilidades durante rajadas de vento.

 

Conclusão

Pode-se evitar, desde pequenas perdas, como impedir que seu celular caia na privada, fechando a tampa do vaso antes de colocá-lo sobre a caixa acoplada, para assistir a seus vídeos favoritos enquanto escova os seus dentes. Até as situações mais graves apresentadas no item 2 (Evite situações indesejadas). Nossa intenção é jogar luz sobre como nossas escolhas podem nos livrar de muitos problemas. Para finalizar, deixamos um poema do ilustre Padre Fábio de Melo sobre escolhas:

“Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas pelas quais você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.”




segunda-feira, 20 de maio de 2024

Água – O bem mais precioso

 


1. Evite o desperdício de água

Devemos dar uma atenção muito especial à água. Uma pessoa vive muitos dias sem comida, possivelmente semanas, mas apenas alguns dias sem o consumo de água doce. Muitas vezes, não nos preocupamos com pequenos desperdícios, pois a água não é tão cara (dependendo do consumo, pode ser cara sim) e acabamos negligenciando nossa conduta.

No Brasil, parece que temos água em abundância, mas em alguns locais já não é permitido lavar calçadas com a água tratada, que recebemos em casa. Assista o vídeo 1 que traz uma mensagem sobre o desperdício de água.


Vídeo 1 – Desperdício de água involuntário. Acervo próprio.


1.1   Dicas para evitar o desperdício de água em casa

Para se evitar o consumo desnecessário ou desperdício por vazamentos, pensamos em algumas boas dicas, que podem coincidir com algumas práticas que muitas pessoas já se habituaram e outras possivelmente não. Vamos às dicas:

- Utilize produtos de qualidade em sua rede hidráulica.

- Seja intransigente com pequenos vazamentos. Corrija-os.

- Ao viajar feche o registro de entrada de água da residência.

- Verifique vazamentos em vasos sanitários, chuveiros e torneiras.

- Fique atento a vazamentos em caixas d’água e cisternas

- Armazene e utilize a água da chuva para aguar plantas ou para outros usos.

- Utilize a água descartada da máquina de lavar roupa para lavar o quintal.

- Observe alterações significativas na conta de água.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP, 2024), uma torneira pingando pode ocasionar uma perda de 10 litros de água por dia, já com uma vazão correspondente a um filete de 2 mm o desperdício será de 136 litros de água por dia.

 

2. Empresas que contribuem para redução do consumo de água

Devemos valorizar as empresas que têm políticas sustentáveis, porque contribuem entre outras coisas, para a preservação dos recursos naturais como, por exemplo, para a redução do consumo de água em seus processos.

Na reportagem da empresa Forbes ESG (2021) foram apresentadas 7 empresas empenhadas em reduzir o consumo de água nos processos produtivos de suas fábricas no Brasil. Procure se informar, se  os produtos que você consome hoje, são de empresas que adotam práticas de sustentabilidade.

 

Conclusão

Tem muito material disponível na internet sobre a importância da água e como a água potável é escassa no mundo. Um vídeo muito interessante pode ser visto no link:  Where is Water? - The Water Rooms #2 (UNESCO, 2015).

Sempre tenha em mente que fazer a coisa certa não depende apenas de nossas ações, mas também de como damos exemplos com nossas atitudes, tanto dentro quanto fora de casa. Ao não desperdiçar água e preferir produtos de alta qualidade e competitivos, fabricados por empresas que adotam práticas de economia e reaproveitamento de água em seus processos, estamos contribuindo para um mundo mais saudável.

Para finalizar seguem trechos da música “Planeta Água” do excelente cantor e compositor, Guilherme Arantes, vice-campeã de antigos festivais:

 

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...

.... Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

... Água que o sol evapora

Pro céu vai embora, virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva...

... Tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra

Pro fundo da terra

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água...


Referências:

Forbes ESG - Conheça 7 empresas com atuação no Brasil que estão empenhadas em reduzir o consumo de água - 2021 Disponível em: https://forbes.com.br/forbesesg/2021/03/conheca-7-empresas-com-atuacao-no-brasil-que-estao-empenhadas-em-reduzir-o-consumo-de-agua/#foto1. Acesso em 20 de maio de 2024.

SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Tabela de vazamento – 2024. Disponível em: https://www.sabesp.com.br/uploads/file/clientes_servicos/tabela_vazamento.pdf. Acesso em 20 de maio de 2024.

UNESCO – World Water Assessment Programme - Where is Water? - The Water Rooms #2 – 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b1f-G6v3voA. Acesso em 20 de maio de 2024.

 



sábado, 11 de maio de 2024

Incêndio em casa – Saiba como evitar

 


1. Como prevenir?

Como prevenir que ocorra um incêndio ou princípio de incêndio nas nossas residências? Primeiro, vamos pensar em algumas causas, de forma intuitiva, de acordo com nossa vivência e conhecimento. Faça a sua lista aí, antes de ler. Depois, vamos conhecer as dicas dos bombeiros.

Então, vamos para as possíveis causas:

- Ferro elétrico esquecido ligado.

- Problema no ar-condicionado.

- Falha no sistema de aquecimento a gás.

- Vela acesa, após queda de energia, causando um princípio de incêndio.

- Gás de cozinha vazando.

- Pano de prato próximo ao fogão.

- Instalação elétrica malfeita ou subdimensionada.

Trazemos aqui um vídeo de produção própria (vídeo1) com uma possível causa de incêndio. Na nossa simulação, o morador distribuiu velas por todos os cômodos, em função de uma queda súbita de energia. Entretanto, o apagão não demorou muito (a luz do quarto acendeu) e o nosso personagem não se deu conta, que uma das velas não foi apagada.

Vídeo 1 – Vela esquecida acesa. Fonte: Acervo próprio.

2 – Dicas dos Bombeiros

De acordo com o programa de educação pública do Corpo de Bombeiros de São Paulo, é crucial compreender os elementos que compõem o fogo, pois isso possibilita o controle efetivo de incêndios. O fogo é formado por quatro elementos essenciais: calor, combustível, oxigênio e reação química em cadeia (CORPO DE BOMBEIROS, 2024).

Ao remover qualquer um desses elementos, é possível interromper o processo de combustão e extinguir o fogo. Esses elementos são bem conhecidos e facilmente memorizados com o triângulo do fogo. O quarto elemento não aparece na figura 1, mas está associado à reação química em cadeia entre os três elementos. Para se apagar o fogo já iniciado basta se retirar um dos quatro elementos:

- Calor – resfriar.  

- Oxigênio – abafar.

- Combustível – retirar o material que está servindo de combustível.

- Reação em cadeia – impedir o contato entre os três elementos do triângulo do fogo (Figura 1).

Figura 1- Triângulo do fogo. Fonte: Adaptado de (CORPO DE BOMBEIROS, 2024)

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, na cozinha a atenção deve ser muito maior em função da utilização do fogão (CORPO DE BOMBEIROS, 2024). As principais recomendações são:

- “Nunca deixe panelas no fogo e se ausente do local.

- “Não deixe panos de prato, cortinas perto do fogão.”

- “Em caso de acidente com fogo em panela com óleo, jamais jogue água. Abafe com a tampa ou pano úmido.

Outra recomendação dos bombeiros, é não sobrecarregar tomadas com a utilização de adaptadores, para evitar sobrecarga, um possível superaquecimento e princípio de incêndio.

 

Conclusão

A melhor ação é a prevenção. Caso o incêndio ocorra, siga as recomendações dos Bombeiros, presentes no folder educativo no link: (Bombeiros_193).

Devemos ter em mente a nossa reponsabilidade dentro de casa, para evitar acidentes. Faça a coisa certa, sempre seja crítico aos comportamentos que tragam riscos a você e a sua família. Passe as informações de forma leve e descontraída aos familiares e amigos para prevenir incêndios.

 

Referências:

CORPO DE BOMBEIROS – Saiba como se prevenir de incêndios, São Paulo, 2024. Disponível em: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_educacao-publica/midias-edpub/folders/pdf/INCENDIOS.pdf. Acesso em 11 de maio de 2024.




segunda-feira, 6 de maio de 2024

Sacolas Plásticas - Um problema global

 


1. O problema das sacolas plásticas

Durante um determinado período, as sacolas plásticas passaram a ser cobradas nos supermercados do Brasil. Era cobrado, em geral, valores entre seis e dez centavos por sacola. Foi o suficiente para desenvolver uma consciência ecológica em muita gente. Entretanto, logo que as sacolas voltaram a ser gratuitas, aquele hábito de reutilizá-las acabou.

Vamos trazer alguns números e consequências do uso desenfreado de sacolas plásticas, seja pela gratuidade, comodidade ou desconhecimento dos danos que vem causando aos oceanos, animais marinhos e para as pessoas que no final do ciclo, passam a ingerir microplásticos (GUITARRARA, 2024) que permanecem nos peixes que consomem.

 

Algumas manchetes sobre o tema:

Sacola plástica é uma das maiores vilãs do meio ambiente.” (AGÊNCIA SENADO, 2016)

“Combate à poluição plástica. 03/07 – Dia Mundial Sem Sacolas Plásticas.” (AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS, 2023).

Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico.” (WWF, 2019).

 

Apresentamos de maneira lúdica um vídeo exclusivo (Vídeo 1) que explora nossa relação com a natureza e como momentos de pura contemplação, como admirar o Pico do Frade em Macaé, podem se transformar, dependendo das ações humanas.


Video 1 – Sacola plástica poluindo o meio ambiente. Fonte: Acervo Próprio.


1.1   Soluções Globais

1.1.1 Eliminando a poluição por plásticos desde o início

Segundo a Fundação Ellen Macarthur, não é suficiente apenas reciclar, nem tampouco reduzir a quantidade de plástico, tem-se que mudar a forma de projeto, uso e reutilização dos plásticos (ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2024). Com a adoção da economia circular de acordo com a visão da Fundação, os plásticos nunca se tornam resíduos ou poluição. Seguem os seis pontos chaves:

1. A eliminação de embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias por meio de redesign, inovação e novos modelos de entrega é uma prioridade.

2. Os modelos de reúso são aplicados quando relevantes, reduzindo a necessidade de embalagens descartáveis.

3. Todas as embalagens plásticas são 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

4. Todas as embalagens plásticas são reutilizadas, recicladas ou compostadas.

5. O uso de plásticos é totalmente dissociado do consumo de recursos finitos.

6. Todas as embalagens plásticas são livres de produtos químicos perigosos, e a saúde, a segurança e os direitos de todas as pessoas envolvidas são respeitados.

1.1.2 Algumas outras ações positivas pelo mundo

Existem alguns esforços para se reduzir ou eliminar o uso de plásticos em geral, como em algumas ações destacadas a seguir:

“...a ONU lidera um movimento com 167 países, entre eles o Brasil, pela elaboração do Tratado Global Contra a Poluição Plástica. Um rascunho do documento foi elaborado em encontros realizados em Paris entre maio e junho de 2023.” (AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS, 2023).

“Dos 33 países da América Latina e Caribe, 27 possuem leis em prol da proibição ou redução no emprego dos plásticos de uso único.” (AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS, 2023).

 

1.2 Mudança de Hábito

A utilização de sacolas retornáveis como as apresentadas na figura 1, parece ser uma solução bem simples e efetiva. Não é incomum, as pessoas fazerem diversas pequenas compras em hortifrútis ou supermercados durante a semana e serem surpreendidas por grandes quantidades de sacolas descartáveis, que acabam indo para o lixo comum, após uma única utilização.

Outra forma de contribuir, ainda que menos efetiva, seria a reutilização das sacolas plásticas. Na hipótese de se utilizar a mesma sacola descartável por mais uma vez, reduziria em 50%o volume de sacolas que você estava utilizando até então.

Figura 1- Dia Mundial Sem Sacolas Plásticas.” Fonte: (AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS, 2023). 


1.3 O Tamanho do Problema

Os problemas gerados pelo uso indiscriminado de sacolas plásticas podem ser percebidos pelos números apresentados nas manchetes citadas no item 1 com destaque para:

 

Um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia.” (AGÊNCIA SENADO, 2016).

“10% de todo lixo coletado nas cidades é composto por sacolas plásticas.” (AGÊNCIA SENADO, 2016).

“500 anos é o tempo em que as sacolas plásticas levam para se deteriorar.” (AGÊNCIA SENADO, 2016).

“...13 bilhões de sacolas plásticas são usadas por ano no Brasil.” (AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS, 2023).

“O estrangulamento de animais por pedaços de plástico já foi registrado em mais de 270 espécies animais, incluindo mamíferos, répteis, pássaros e peixes.” (WWF, 2019).

““No Brasil, a maior parte do lixo marinho encontrado no litoral é plástico. Nas últimas décadas, o consumo de pescados aumentou em quase 200%.” (WWF, 2019).

 

Temos que pensar na situação desastrosa para os animais marinhos, representados pelo desenho da tartaruga com plástico preso no pescoço, na figura 2. Não queremos nossos oceanos repletos de resíduos plásticos como o destacado na figura 3.


Figuras 2 – Danos causados aos animais marinhos. Fonte: (UNEP, 2023)


Figura 3 – Poluição no oceano. Fonte: (CNBC, 2023).

Conclusão

Ao percebermos que nossas pequenas contribuições podem gerar grandes resultados, entendemos que o trabalho de “formiguinha” também pode gerar bons frutos, senão nesta geração, em gerações futuras. Aí então, seus filhos e netos dirão que aquelas palavras e atitudes fizeram a diferença. Portanto, faça uma reflexão de como você pode reduzir o consumo de sacolas plásticas ou pelo menos usá-las mais do que uma única vez. Segue uma frase inspiradora:

Saiba diferenciar o: VOCÊ QUER ou VOCÊ PRECISA? Pequenas mudanças fazem toda diferença no cotidiano do nosso planeta. (Edinaiane Shinigami).

 

Referências:

 

AGÊNCIA SENADO - Sacola plástica é uma das maiores vilãs do meio ambiente, 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/04/19/sacola-plastica-e-uma-das-maiores-vilas-do-meio-ambiente. Acesso em 04 de maio de 2024.

AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS - Combate à poluição plástica. 03/07 – Dia Mundial Sem Sacolas Plásticas, 2023. Disponível em: https://portal.al.go.leg.br/noticias/134763/combate-a-poluicao-plastica. Acesso em 05 de maio de 2024.

CNBC - Consumer News and Business Channel - How Cleaning Up Plastic Pollution Is Making Millions. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q1Is29IJ-Gc. Acesso em 06 de maio de 2024.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION - Eliminando a poluição por plásticos desde o início, 2024. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/temas/plastico/visao-geral. Acesso em 06 de maio de 2024.

GUITARRARA, Paloma. "Microplásticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/microplasticos.htm. Acesso em 06 de maio de 2024.

UNEP - United Nations Environment Programm, Disponível em 2023. https://www.unep.org/pt-br/resources/turning-off-tap-end-plastic-pollution-create-circular-economy. Acesso em 05 de maio de 2024.

WWF - Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, 2019. Disponível em: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em 05 de maio de 2024.

 



Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...