Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2024

Prevenção de acidentes com as mãos

 

Acidentes domésticos – Cuidados com as mãos

 

A mão aberta pode significar pare, pense sobre isto. Faça uma reflexão sobre toda a utilidade das mãos e o que elas representam nas suas vidas. A habilidade de fazer coisas, produzir, escrever livros, desenvolver projetos, pintar quadros, criar pratos na culinária, ou peças no artesanato. 




No trabalho, os colaboradores ou empregados têm todo o cuidado para não sofrer acidentes, não impactar índices, não perder prêmios por conquistar metas de acidente zero, ou outros motivos. Algumas empresas não permitem mais atrelar resultados de acidentes a indicadores de prêmios, para evitar a subnotificação.

Ao chegar em casa, aquele mesmo trabalhador, que está sempre vigilante no trabalho, muda o seu comportamento, relaxa e não tem mais aquele olhar atento às possíveis causas de acidentes domésticos.

Antes de falar sobre os muitos tipos de acidentes que ocorrem com as mãos fora do trabalho, vamos relembrar a importância das mãos, apresentando trechos do “Monólogo das mãos” de Giuseppe Ghiaroni, tantas vezes interpretado pelo saudoso e excelente ator Lúcio Mauro.

 

Trechos de Monólogo das Mãos

de GIUSEPPE GHIARONI

 

“Para que servem as mãos? As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever...

....Com as mãos atira-se um beijo ou uma pedra, uma flor ou uma granada, uma esmola ou uma bomba!......


.....As mãos fazem os salva-vidas e os canhões; os remédios e os venenos; os bálsamos e os instrumentos de tortura, a arma que fere e o bisturi que salva.......


.....Os olhos dos cegos são as mãos......


......Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas. A mão aberta, acariciando, mostra a bondade; fechada e levantada mostra a força e o poder; empunha a espada, a pena e a cruz!


Modela os mármores e os bronzes; dá cor às telas e concretiza os sonhos do pensamento e da fantasia nas formas eternas da beleza. Humilde e poderosa no trabalho, cria a riqueza; doce e piedosa nos afetos medica as chagas, conforta os aflitos e protege os fracos.


O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de fidelidade. O noivo para casar-se pede a mão de sua amada; Jesus abençoava com as mãos; as mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes.


Nas despedidas, a gente parte, mas a mão fica, ainda por muito tempo agitando o lenço no ar. Com as mãos limpamos as nossas lágrimas e as lágrimas alheias.....

 

....Quando nascemos, para nos levar a carícia do primeiro beijo, são as mãos maternas que nos seguram o corpo pequenino....”

 

Depois de refletirmos, com estes significativos e profundos versos de Giuseppe Ghiaroni, podemos assumir o nosso papel de multiplicador de ações seguras para identificar e reduzir os riscos no ambiente doméstico e assim preservar a integridade das nossas mãos e daqueles que convivem conosco.

Variedade de acidentes domésticos envolvendo as mãos:

- No uso de ferramentas (Martelar um dedo, cortar a mão ou dedo com uma faca ou lâmina de estilete, ou tesoura, ou com máquinas rotativas).

- Prensamento de dedos em gavetas, ou em portas, janelas de carro, ou da casa.

- Cortar dedos ao abrir latas de sardinha, atum ou outras.

- Queimaduras (ferro de passar roupa, panela quente, óleo quente respingado, castanha de caju assada, calda de açúcar quente, entre outros líquidos quentes).

- Quedas (normalmente as mãos são usadas para amortecer a queda).

- Lâminas de liquidificador, fatiador de legumes ou queijos, processador, mixer, entre outros.

- Espetos de churrasco.

 

Mantendo a filosofia de “Faça a coisa certa”, devemos ter cuidados especiais com as mãos, para tanto, é preciso não menosprezar os riscos presentes no ambiente doméstico e prestar atenção naquelas tarefas rotineiras, que podem resultar em um dano, muitas vezes irreversível nos dedos e mãos. Observe o ambiente, converse com familiares, evite facas com a ponta para cima no escorredor de talheres, atenção com piso molhado, proteja a si mesmo, as crianças e os idosos.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Animal Corre Perigo? Veja Estas 10 Dicas

1. Cuidados com seus Pets Um novo membro está prestes a chegar à família: decidimos adotar um cachorro ou um gato. A casa já foi preparada e...