Seguidores

sábado, 14 de dezembro de 2024

Pilhas e Lâmpadas: Você Está Perdendo Dinheiro Sem Saber?

 


1. Pilhas e Lâmpadas – Sustentabilidade e Economia

Estamos nos aproximando das festas de fim de ano e podemos compartilhar fotos de grandes arvores de Natal coloridas e bem iluminadas. Com o avanço da tecnologia conseguimos ter efeitos muito variados com um custo bem inferior, se comparado com as tecnologias anteriores.

Nesta postagem, vamos refletir sobre como lidamos com pequenos gastos domésticos que passam despercebidos. Estamos dando destaque ao uso de lâmpadas e pilhas mais eficientes. Se você pode reduzir o consumo de lâmpadas e pilhas pela escolha de produtos mais eficientes, por que não o fazer?

Faremos uma comparação do gasto estimado de uma família, com o uso de tecnologias menos eficientes, e utilizando as mais eficientes, além da respectiva quantidade de resíduos gerados, em cada caso, para um período de dez anos.

 

1.1   Principais pilhas e lâmpadas de uso doméstico

No uso doméstico é comum a utilização de lâmpadas Fluorescentes Compactas Eletrônicas (FCE) ou lâmpadas de LED (Light Emitting Diodes). As lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas lâmpadas fluorescentes, que agora estão sendo substituídas pelas lâmpadas de Led, mais eficientes e duráveis.

No caso das pilhas, temos três opções mais usadas: pilhas comuns, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis. As pilhas comuns têm menor duração e são as mais baratas, as pilhas alcalinas chegam a ter duração dez vezes maior que as comuns, e as pilhas recarregáveis têm duração equivalente ou próxima à das pilhas alcalinas, só que permitem a reutilização após recarga por centenas de vezes, alguns fabricantes garantem até mil recargas.

Na figura 1 são apresentadas lâmpadas e pilhas mais populares. Em sequência, vemos, uma lâmpada incandescente, uma fluorescente compacta (espiral) e uma de led. Temos ainda uma luminária abajur de tomada (de baixíssimo consumo), uma lâmpada de embutir de 3 leds, uma bateria de 9 V, uma de 3V (usada em balança), uma pilha de 12 V (usada em controle remoto de portão eletrônico), pilhas tipo palito (AAA) comuns, pilhas pequenas (AA) alcalinas e recarregáveis.


Figura 1 – Pilhas e lâmpadas populares. Fonte: Acervo próprio.

 

1.2   Comparativo entre as lâmpadas

Considerando que praticamente não se usam mais as lâmpadas incandescentes comuns, vamos limitar a nossa comparação entre as lâmpadas de LED (Light Emitting Diodes) e as lâmpadas Fluorescentes Compactas Eletrônicas (FCE). Para efeito didático vamos transcrever a avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) comparando os três tipos de lâmpadas:

“As LED podem durar, dependendo do modelo, pelo menos vinte e cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas.”

A partir desta constatação do Inmetro, notamos uma economia na quantidade de lâmpadas consumidas em um mesmo período de uso. Dessa forma compraremos apenas uma lâmpada de Led ao invés de quatro lâmpadas fluorescentes compactas. Além disso, o desempenho de uma lâmpada de Led é superior (uma lâmpada de Led de 9 W, equivale a uma lâmpada Fluorescente Compacta Eletrônica – FCE – de 16W de potência) conforme podemos observar na figura 2.


Figura 2 – Informações na embalagem da Lâmpada. Fonte: Acervo próprio.


No quadro 1, identificamos a economia gerada pela utilização de lâmpadas LED, ao invés de lâmpadas FCE, além de gerar menos descarte, sendo, portanto, mais sustentáveis. No período considerado (10 anos) evitamos a compra e trocas frequentes de lâmpadas FCE.


Quadro 1 – Economia financeira e redução de descarte de lâmpadas. Fonte: Autoria própria

1.3 Comparativo entre pilhas

De acordo com a gestora de logística reversa de eletroeletrônicos Green Eletron, as pilhas comuns, alcalinas e recarregáveis têm suas aplicações mais indicadas conforme o consumo do aparelho eletroeletrônico. Para aparelhos de baixíssimo consumo, com descargas leves e contínuas, como relógio de parede, pode-se usar pilhas comuns que são as mais baratas.

Já as alcalinas, são um pouco mais caras e segundo alguns fabricantes duram até dez vezes mais que as comuns, sendo indicadas para equipamentos que consomem mais energia como câmeras digitais e brinquedos.

As pilhas recarregáveis são bem adequadas para aqueles equipamentos de alto consumo e uso frequente, como controles de vídeo game, câmeras fotográficas profissionais, que devem manter o equipamento sempre carregado e disponível.

Segue o quadro 2, com um comparativo entre as pilhas para um período de 10 anos. De forma hipotética, se uma família usa 10 pilhas comuns por mês, totalizaria 1200 em 10 anos. Considerando as pilhas alcalinas com uma capacidade 5 vezes maior que as comuns (alguns fabricantes garantem 10 vezes) cairia o uso para 2 pilhas por mês e 240 em 10 anos. Como as pilhas recarregáveis têm capacidade igual ou superior a das alcalinas, podemos considerar o consumo de apenas 2 pilhas num total de 240 ciclos de carga (colocamos 4, para ter sempre 2 previamente carregadas, para troca imediata).


Quadro 2 – Comparativo de gastos e geração de resíduos. Fonte: Fabricantes e lojas.


Conclusão

Pode-se pensar que os valores absolutos, de economia gerada em reais, não sejam tão expressivos. Entretanto, estamos considerando apenas um núcleo familiar. Amplie isso para as famílias de seus irmãos, tios e primos, aí pode-se tornar bem mais expressivo.

O importante é cultivar a prática da sustentabilidade, reduzindo a geração de resíduos e ainda ter o benefício de salvar recursos, diminuindo o seu trabalho de compra e substituições de lâmpadas e pilhas. O dinheiro economizado pode ser usado em outras atividades de seu interesse. Sempre descarte pilhas, baterias (Green Eletron) e lâmpadas (Reciclus) nos locais adequados para que sejam recicladas e não poluam o meio ambiente. Consulte a sua prefeitura.

Como diria Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água Segura e Sustentável: Diga Não ao Plástico

  1. Consuma água de forma segura e sustentável Se é possível aliar o prazer de beber uma água pura com a redução do impacto ambiental, po...